
Todos os anos no período da Semana Santa, grupos de jovens, se organizam e fazem a tradicional “Festa dos Caretas, uma tradição lendária que passa de geração em geração, os “Caretas” se fantasiam e saem pelas comunidades à procura de “prendas” para serem ofertadas.

Na festa de encerramento que acontece no Sábado de Aleluia, oferendas arrecadadas durante as visitas, são colocadas em um semicírculo ou “Pau-de-Sebo”, espaço montado pelos “Caretas” onde são expostas as prendas e também é colocado o “boneco do Judas” que é incinerado logo após a meia noite. As pessoas tentam conseguir pegar as prendas que são colocados no círculo e no “Pau-de-Sebo” e são perseguidas pelos caretas com “pinholas”, uma espécie de chicote feito de sola ou trançados de meia e tecido de malha, tudo isso, em meio de uma divertida brincadeira que faz parte do evento.
Essa é a finalidade do acontecimento, no entanto, nossa redação, durante conversa com participantes desses grupos, tomou conhecimento que a tradição está tomando outros rumos, pelo menos em Salgueiro-PE. Vários grupos montados por jovens, crianças e adolescentes, utilizam as indumentárias e saem pelas ruas, pedindo “prendas”, entretanto, de acordo com os jovens que aceitaram conversar com nossa redação, eles denunciam que bairros rivais se enfrentam, utilizando inclusive armas brancas. Os rivais mais fortes tomam à força, as “prendas” conseguidas pelos grupos mais fracos e ainda confessam que as prendas adquiridas, não são para serem ofertadas para a festa de encerramento no Sábado de Aleluia e sim, para o próprio consumo. Com isso, nota-se o afastamento de minúsculos grupos, do verdadeiro significado da “Festa dos Caretas”, que mesmo passando por mutações ideológicas, os VERDADEIROS CARETAS, tentam manter a tradição original, que é um grande festejo, acompanhado com admiração pelos participantes e pelas comunidades. Que os verdadeiros “CARETAS”, lutem pela tradição, mostrando sim, que a festa deve ser aproveitada com muita alegria, como reza a lenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário